Blogue da Biblioteca da Escola Secundária D. Afonso Henriques - Uma comunidade ativa que tece saberes a afetos...
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Prémio Nobel
O Prémio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento.
Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Breve História:
Alfred Nobel, ficou chocado ao ver a edição de um jornal francês, que noticiara por engano a morte do seu irmão Ludvig como sendo a sua e qualificando-o como "mercador da morte".
É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de o modificar. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade - mais propriamente nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.
Alfred Nobel deixou uma herança de 32 milhões de coroas. O Seu testamento, redigido em 1895, não deixava nenhuma herança aos seus herdeiros directos, mas determinava a criação de uma instituição à qual caberia recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física.
O testamento estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prémio. «...não se deve ter em conta a nacionalidade dos candidatos, quem deverá receber o prémio é o mais digno, independentemente se é escandinavo ou não».
A Fundação Nobel foi criada em Junho de 1900 e é responsável pelo controle do respeito às regras na designação dos laureados e verifica o bom andamento da eleição. Também é responsável, através de um comité específico para cada uma das cinco áreas e de acordo com as propostas de personalidades eminentes, pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações às várias instâncias que atribuem o prémio.
E em que consiste o prémio?
Para além de ser uma enorme honra para quem o recebe, o prémio consiste numa medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras.
Esse dinheiro provém dos lucros que a enorme fortuna de Alfred Nobel ainda dá e que é gerida pela Fundação Nobel. Todos os anos dividem esse dinheiro em cinco partes e distribuem-no pelos vencedores do prémio.
Os vencedores dos primeiros quatro prémios são escolhidos por especialistas suecos em cada uma das áreas.
Por seu turno, o mais conhecido, o Prémio Nobel da Paz, é atribuído por uma comissão do parlamento norueguês.
O primeiro Nobel da Paz foi concedido em 1901 e dividido entre duas pessoas, o suíço Henri Dunant, que fundou a Cruz Vermelha, e o francês Frédéric Passy, criador da Sociedade Francesa Para a Paz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário