segunda-feira, 6 de junho de 2011

Autor do Mês Junho

Osho

OSHO, nasceu em Kuchwada, Madhya Pradesh, Índia, em 11 de Dezembro de 1931. Filho mais velho de um modesto mercador de tecidos, passou os sete primeiros anos da sua infância com seus avós, que lhe davam absoluta liberdade para fazer o que bem quisesse, apoiando as suas precoces e intensas investigações sobre a verdade da vida.

Desde cedo foi um espírito rebelde e independente, desafiando os dogmas religiosos, sociais e políticos, e insistindo em encontrar a verdade por si mesmo, ao invés de adquirir conhecimentos e crenças impingidos por outros.

A sua intensa busca espiritual chegou a afectar a sua saúde a ponto dos seus pais e amigos recearem que ele não vivesse por muito tempo. Após a morte do avô, Osho foi viver com seus pais em Gadawara.

Aos 21 anos de idade, no dia 21 de Março de 1953, Osho tornou-se iluminado. Com a sua iluminação, disse que a sua biografia externa terminara. Nessa oportunidade comentou: "Não estou à procura de coisa alguma. A existência abriu todas as suas portas para mim. Nem ao menos posso dizer que pertenço à existência, porque sou simplesmente uma parte dela... Quando uma flor desabrocha, desabrocho com ela. Quando o Sol se levanta, levanto-me com ele. O ego em mim, o qual mantém as pessoas separadas, não está mais presente. O meu corpo é parte da natureza, o meu ser é parte do todo. Não sou uma entidade separada."

Osho formou-se em Filosofia na Universidade de Sagar. Na época de estudante foi campeão nacional de debates na Índia. Em 1966, depois de nove anos limitado pela função de professor de Filosofia na Universidade de Jabalpur, abandonou o cargo e passou a viajar por todo país, dando palestras, desafiando líderes religiosos ortodoxos em debates públicos, desconcertando as crenças tradicionais e chocando o "status quo".

Osho faleceu em 19 de Janeiro de 1990. Algumas semanas antes dessa data, foi-lhe perguntado o que aconteceria com o seu trabalho quando ele partisse. Respondeu: "Minha confiança na existência é absoluta. Se houver alguma verdade naquilo que estou a dizer, isso irá sobreviver... As pessoas que permanecerem interessadas no meu trabalho irão simplesmente carregar a tocha, mas sem impor nada a ninguém..."

A comuna que cresceu à sua volta floresce em Poona, Índia, onde milhares de discípulos e seguidores se reúnem, durante o ano inteiro, para participar nas meditações e nos outros programas lá oferecidos.

Fonte: http://blogdoosho.blogspot.com/2010/11/apresentacao.html

Sem comentários: