Portugal dos Pequeninos
História
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto, que tem como patrono este ilustre Professor.Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.
Áreas Temáticas
Área Monumental
Mais conhecida como "área monumental" – espaço ilustrativo dos principais monumentos do país, dando-se maior destaque ao núcleo de Lisboa, situado no centro desta área e ladeado pelos principais monumentos das regiões de Trás-os-Montes, Douro, Minho e Beiras e também pelos das regiões do Ribatejo, Alentejo e Algarve.
Países de Expressão Portuguesa
Representação etnográfica e monumental dos actuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, envolvidos numa vegetação própria destas regiões.
Portugal Insular
Junto a esta área dos Países de Expressão Portuguesa, encontram-se ainda os monumentos principais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, rodeados por grandes lagos assemelhando-se às ilhas no Oceano Atlântico.
Coimbra
Junto a esta área encontra-se o núcleo de Coimbra, com a representação dos principais monumentos da cidade, nomeadamente da sua Universidade.
Casas Regionais
Representação fidedigna das casas tradicionais de Norte a Sul de Portugal. Devido à escala reduzida e às particularidades de cada casa, este é, sem dúvida, o espaço mais procurado pelas crianças.
Museus
Numa preocupação constante em acompanhar os tempos de hoje, expondo os acervos museológicos de modo ao visitante ter uma fácil leitura dos mesmos, a Fundação Bissaya Barreto começa em 1997 um conjunto de requalificações nos interiores dos monumentos representativos e situados na Área Monumental.
Museu do Traje
Aberto a 1 de Junho de 1997, expõe cerca de 300 peças em miniatura representando a evolução do traje ao longo dos tempos, cenas do quotidiano português e alguns adereços significativos. Dos tecidos simples às rendas mais elaboradas, do vestido e fato mais simples do sec. XX aos mais sofisticados dos sec. XVI,XVII e XVIII, todos estes trabalhos foram elaborados à mão por volta dos anos 50 do sec. XX e oferecidos ao Portugal dos Pequenitos. |
Museu da Marinha
Aberto a 1 de Junho de 1998, expõe réplicas, em miniatura, de embarcações executadas nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz e doadas por estes ao Portugal dos Pequenitos. Aqui podemos ver barcos de pesca, navios de carga, navios de guerra, fragatas e aparelhos náuticos. |
Museu do Mobiliário
Aberto a 8 de Junho de 2000, no âmbito das comemorações do 60º Aniversário do Portugal dos Pequenitos, expõe miniaturas de móveis executados em madeiras nobres e com embutidos em madeiras raras, tais como pau-cetim, pau-santo, pau-rosa. A grande parte dos estilos apresentados neste museu são os portugueses D. José e D. Maria. |
Fonte: http://www.portugaldospequenitos.pt/index.php/Introducao.html
Sem comentários:
Enviar um comentário