quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia da ECOescola da ESDAH


A ESDAH, no dia 25 de Maio comemorou o dia Ecoescola mediante um programa bem recheado de actividades.
O dia começou às 8:30 horas, os laboratórios abriram as suas portas e houve “Ciência para todos” seguindo-se as “Provas de Pista” pelas 9:00 horas. Grande adesão e entusiasmo por parte dos alunos animaram estas actividades.
Pelas 10:00 horas da manhã decorreu a inauguração da sala 27 que passou a chamar-se sala Sophia de Mello Breyner Andresen. Os alunos, obreiros desta atividade, da Turma 10ºESE organizaram e convidaram toda a comunidade escolar. Ao longo do ano letivo deram corpo ao projeto Batismo Cultural com diversas atividades e apresentações. Em ambiente de festa a Srª Diretora da Escola cortou a fita e os alunos presentearam-nos com uma pequena recriação da vida e obra da autora. 
Outra sala também inaugurada no âmbito do mesmo projecto foi a sala 37, da turma 11ºA, agora batizada como sala Charles Darwin e contou também com a presença da Diretora a cortar mais uma fita e a comunidade educativa a revelar-se feliz com o evento.
Ao longo da manhã manhã decorreu também o concurso “Hi-tech”, o “PCdoctor”, e as atividades na “Sala das Línguas”.
Na Sala das Línguas o ambiente era animado e colorido. Os professores das Línguas estudadas na escola, Português, Francês, Inglês, Espanhol e Alemão recriaram ambientes alusivos a cada nacionalidade, com cores características e gastronomia típica. Assim tivemos o concurso do Bolo de chocolate, realizado pelos professores e alunos de inglês e o tradicional “Bistrot français” onde debaixo de um guarda sol decorado com as cores da França se degustaram os “délicieux fromages” e leram as revistas e jornais ligados à Francophonie. E no cantinho de “nuestros irmanos” não faltou a tradicional “empanada”.
Esteve também patente uma “tasquinha” explorada por alunos e um “Horto muito florido” onde pudemos comprar vasos e acalmar o nosso apetite.
Durante a tarde mantiveram-se as actividades da manhã e abriu a “Feira de Artesanato e outros saberes” que encantou a comunidade. Participaram algumas turmas, alunos (individualmente), familiares dos alunos, professores e encarregados de educação (Associação de Pais e Encarregados de Educação). Verificou-se, neste ano, uma adesão significativamente maior por parte da comunidade escolar no sentido de trazerem mais artigos para venda; O tempo não ajudou porque tiveram que mudar de local a meio da tarde. 
O “Peddy-paper de Eco-escolas” e o concurso “Quer quer ser milionário” foram outros momentos de intensa alegria, participação e envolvimento de toda a comunidade. O concurso “quem quer ser milionário envolveu 30 das diferentes turmas e anos de escolaridade. Além do entusiasmo dos participantes, também o público se envolveu e participou ajudando os colegas na “ajuda do público” – uma das regras do concurso. Este concurso contou com ajuda e apoio de alguns departamentos que apresentaram questões relacionadas com cada disciplina.
O sarau realizado à noite e organizado pela associação de estudantes foi o momento “auge” do dia, uma vez que participaram muitos alunos, professores, funcionários, técnicos,… e muita gente a assistir. Os números foram criativos, diversificados e foram feitos com muito empenho e envolvimento de todos. Procedeu-se de seguida à entrega de prémios relativos a concursos em que os alunos participaram ao longo do ano, bem como à entrega de Diplomas de EFA e RVCC.
 
Foi uma semana de preparativos muito intensa mas com frutos, proporcionando uma maior aproximação entre os elementos da comunidade escolar envolvidos.
Agradecemos a todos quantos participaram nesta grande atividade que contribuiu para que o dia da ESCOLA fosse um dia especial para toda a comunidade…



1 comentário:

toni disse...

Apenas Fantástico